Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

IN.SO.LEN.TE

Ditadura dos convictos

Há algumas semanas atrás, quando no âmbito das manifestações que despoletaram após a morte de George Floyd começámos a assistir ao derrube de estátuas fiquei - como aliás fico muitas vezes - na dúvida. Se por um lado acredito na importância de olhar a história à luz dos padrões éticos predominantemente vigentes na época em questão, por outro consigo compreender a razão pela qual muitos se insurgem contra a persistência de homenagens públicas a figuras com percursos de alguma forma manchados pela discriminação.

É uma faca de dois gumes, pois se é importante preservar a memoria coletiva - e nao negar a história e a verdade do que aconteceu -  tambem é primordial questionar se ainda faz sentido perpetuar o culto de valores que as personalidades representam. 

É portanto uma questão difícil de resolver, porque não acredito que seja possível de solucionar através de uma resposta definitiva. Se cada estátua deve ou não ser retirada depende sempre de que estátua estamos a falar e do destino que lhe seria dado.

Por tentar decidir entre estes dois lados, nao escrevi sobre o assunto. Nao me senti suficientemente à vontade para tomar uma posição e evitei opinar sobre isso. Não manifestei a minha opinião, porque me senti incapaz de escolher apenas uma das frentes de batalha. 

Mas porque será que tinha de o fazer? Haverá apenas uma resposta certa para este problema?

estatua-decapitada-de-cristovao-colombo-em-boston-Estátua de Cristóvão Colombo em Boston. Imagem: AFP

Na atual conjuntura se não se assume uma posição rígida perante determinado assunto, isso é visto como sinal de falta de opinião.

A sensação que tenho é que as pessoas cada vez mais moldam os factos às convicções, em vez do contrário. Parece ser inadmissível que se pondere todas as vertentes antes de emitir um juízo, pois isso seria o equivalente a considerar a possibilidade de estarmos errados, coisa que ninguém ousa admitir.

Num artigo intitulado "O Ocidente ainda Existe?" Teresa de Sousa explica de forma particularmente elucidativa e abrangente esta questão. De acordo com a jornalista o movimento Black Lives Matter: 

Foi uma gigantesca lufada de ar fresco que atravessou o Atlântico, mas que, como demasiadas vezes acontece, acabou por se deixar aprisionar pela “ideologia do politicamente correcto”, que infecta hoje as sociedades livres em que estamos acostumados a viver de forma aparentemente inocente e imperceptível.

De acordo com Teresa de Sousa, as manifestações acabaram por ser tomadas como o extremo oposto da ideologia supremacista que pretendiam combater, acabando por politizar aquilo que é uma legítima luta social.

Na génese das duas “ideologias” está a noção de identidade. De cor da pele ou de classe ou até de género. O indivíduo não conta ou, se conta, é para aceitar que a sua identidade determina a sua individualidade. É, portanto, a negação do liberalismo que nasceu das Luzes e que faz de cada indivíduo, desde que nasce, um ser simultaneamente autónomo e igual a todos os outros.

Acredito que este tipo de extremismo está profundamente ligado à desinformação. Não falo apenas de fake news, mas da própria falta de conhecimento para interpretar os conteúdos informativos. Há uma necessidade premente (bem visível nas caixas de comentários das redes sociais) de afirmar a personalidade e as convicções através da crítica gratuita não fundamentada.

Perante isto a política responde às exigências e diz o que o povo quer ouvir, abocanhando lutas sociais e reconfigurando as narrativas para as apresentar como suas. 

25675733.jpg

Foto: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA

De nada nos serve este oportunismo. De nada nos serve hastear a bandeira da inclusão se não estamos dispostos a praticar a tolerância e a compreensão.

Só conseguiremos alcançar algo de semelhante a uma sociedade igualitária quando pararmos de encarar os problemas sociais como uma luta clubística. A polarização não leva a mais nada senão a extremismo. Não há uma sociedade justa se apenas se considerar uma das vertentes da situação. Precisamos mais de considerar a dúvida do que de defender a convicção.

5 comentários

Comentar post

Mais visitados

Pensamento do dia

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sobre mim

Sofia Craveiro. Jornalista por obra do acaso. Leitora e cronista nas horas vagas.

Redes Sociais

Mensagens

E livros?

Em destaque no SAPO Blogs
pub